14 de jan. de 2011

Uma passada na cronologia

Geologia terrestre no período devoniano
    Vamos passar rapidamente na história paleontológica do nosso planeta para vermos a pequena “ordem cronológica” do tempo e suas principais classes de seus respectivos animais.
    A vida na terra surgiu nos chamados períodos pré-cambrianos, cerca de 3,8 bilhões de anos atrás. Os estudos consideram um dos sucessores desses tempos (chamado período cambriano) um dos mais antigos e ricos em fósseis, onde se encontra um grande pioneiro dos gêneros da época: Os Trilobitas, pequenos parentes dos articulados de hoje (tais como caranguejo, aranhas, lagostas etc).  
    Adiantando um pouco, vamos pro período devoniano (cerca 405 a 345 milhões de anos atrás), onde os gigantes peixes dominavam o mundo, sendo que alguns deles havia o comprimento de 10 metros! Tempo depois, ao percorrer deste mesmo período, as plantas terrestres começaram a nascer. Os peixes pulmonados com grossas nadadeiras tinham que enfrentar a seca criando um tipo de resistência contra a ausência da água. Tempo depois ficou uma característica desses animais “passearem” no silêncio da seminua terra. Esses peixes que desenvolveram um potencial elevado o suficiente para resistir uma variedade ambiente água/terra, foram os primeiros anfíbios.
    Mais tarde (cerca de 300.000.000 a.c), já havia uma grande variedade de anfíbios, e alguns deles se encontravam no auge de suas espécies, e pouco depois esses se tornaram os répteis, com mais escamas no couro e uma posição herbívora (na maioria). Os répteis preferiram deixar seus ovos de casca dura em solo terrestre. Em princípio, suas aparências não eram muito diferentes dos anfíbios da época: pernas grossas, rabos curtos e uma cara parecida com a de um bezerro. Quem começou a andar com duas patas foi o pequeno tecodonte, que se alimentava de animais menores.

    Os mamíferos chegaram só há 125 milhões de anos atrás, descendentes de uma classe muito evoluída de répteis chamada Sinápsida. Um dos descendentes dos sinápsidas considerado mamífero foi o Sinodelphys.

    Em 1938, um grupo de pescadores anunciou a pesca de um estranho animal. Um cientista, após conferi-lo chegou à conclusão de que era um Celacanto, um peixe que acreditava ter se extinguido a quase 70 milhões de anos. Os cientistas ficaram felizes, pois a descoberta do chamado “fóssil-vivo” confirmou a idéia de que se tinha dos costumes e características do mesmo, aumentando a chance das idéias de outros animais pré-históricos também estarem corretas.
Os trilobitas se alimentavam
de vermes mortos 
   


Espécies como os Tecodontes
começaram cedo a andar com duas patas 



Os Sinodelphys são importantes
descendentes das sinápsidas
Celacanto encontrado em 1938

10 comentários:

  1. é cara, eu acredito nessa hipótese de que hoje, os animais inofensivos ja foram grandes feras do passado

    ResponderExcluir
  2. tou te seguindo, siga tb!
    http://juniorchicleteiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uaau! =O
    vou indicar esse blog p minha amiga que adora esses assuntos
    seguindo!

    ResponderExcluir
  4. seempre quiis estuda paleontologia *O*
    acho fantástiico *---*

    adorei o blog!
    beeijos e sucesso ;*

    ResponderExcluir
  5. Uau, genial, Muito boa a Postagem, e o Blog é muito legal, Parabéns, comentei :) e acompanhando aqui ... se puder retribuir comentando e me seguindo, eu retribuo da mesma maneira, abraços.
    Blog muito legal, parabéns

    http://musilitica.blogspot.com

    Afim de Parcerias, troca de banner e link. Recrutando membros para a equipe do Musilítica, se estiver interessado add no msn milsonobscuro@hotmail.com
    Me sigam, comentem e eu irei retribuir com a força de todos, conto com a força galera.

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante a proposta do Blog. Texto bem completo.

    ResponderExcluir
  7. te seguindo
    ;*

    me segue também?

    http://projetandorascunhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. legal a proposta do blog

    http://ronan-pensamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Fui assistir BBB rsrs A ARIADNA saiu :s
    http://eitamania.blogspot.com/ segue?! seguindo..

    ResponderExcluir